O show tem que continuar!Fique por dentro dos detalhes da nova edição da festa mais celebrada de Portugal: Romaria D’Agonia

Realizada anualmente no mês de agosto na cidade de Viana do Castelo, a festa religiosa mais celebrada de Portugal, Romaria de Nossa Senhora Da Agonia, pela primeira vez em 248 anos, irá ter uma nova edição produzida em formato digital.

Por causa do surto do novo coronavírus, a companhia decidiu seguir o protocolo estabelecido pela OMS(Organização Mundial da Saúde) e evitar aglomerações na nova edição que acontece este ano.

Apenas o dia 20 de agosto, dedicado à padroeira dos homens do mar, será celebrado presencialmente, na igreja de Nossa Senhora d’Agonia, mas com limitações que serão determinadas por normas que serão emanadas, no final do mês, pelas autoridades de saúde e pela Confederação Episcopal Portuguesa relativamente às celebrações litúrgicas.

Para quem não conhece a história, a devoção surgiu em 1674, quando a imagem da santa Virgem Maria entrou na capela de Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário, o que fez aumentar o número de promessas e ofertas a igreja. Mas somente no ano de 1772, que a festa pagã começo a ser celebrada anualmente.

Capela de Nossa Senhora Da Agonia

Mais tarde, em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos permitiu que fosse realizado na Capela de Nossa Senhora da Agonia, uma Missa Solene, todos os anos no dia 20 de agosto, data escolhida como feriado municipal em Viana do Castelo.

De acordo com os dados históricos apontados por Francisco Sampaio, a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia é uma das principais festividades do país, atraindo milheres de pessoas todos os anos.

A festa Inclue diversos desfiles com cabeçudos,carros alegóricos, uma grande variedade de trajes regionais de onde se destacam sempre as peças em ouro que as mulheres carregam, fogos de artifício e uma procissão. A tourada, que fazia parte da celebração,já não faz mais parte das festas pois Viana do Castelo, é, desde 2009, uma cidade anti-touradas.

Com a slogan “sentir as festas d’agonia” a edição deste ano, irá distribuir em seis locais da cidade, no total, 174 fotos sobre a festa de 2015 a 2019, permitindo através do QR Code Visualizar no telemóvel conteudos sobre os quadros emblemáticos das Festas d’Agonia.

Todas as Fotos/Divulgação são do Instagram oficial @vianafestas.romariadagonia