Composta pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas outras pequenas ilhas em volta, Florianópolis, capital de Santa Catarina é o destino turístico mais famoso do brasil para o mundo, esbanjando belezas naturais e urbanas.

A maioria da população vive em partes do centro e norte da ilha principal. Muitos pescadores comerciais povoam essa parte da ilha. Os barcos de pesca, o folclore, a culinária e a arquitetura colonial contribuem para o crescimento do turismo e atraem recursos que compensam a falta de um grande parque industrial. Vilarejos imersos em tradição e história, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, ainda resistem aos avanços da modernidade.

Como a ilha é muito grande e rodeada de praias, é impossível ficar perto de todos os atrativos turísticos. Por isso, você precisa escolher uma região como base, que tenha mais a ver com seu perfil. Há bairros mais badalados, outros mais tranquilos, alguns cheios de gringos, outros de mais fácil acesso, vai depender do seu desejo.
No índice humano, a cidade lidera o ranking brasileiro como a melhor região para se crescer. Floripa, ou como muitos chamam, ilha da magia, já foi eleita como destino do ano pelo jornal estadunidense The New York Times, como uma das dez cidades mais dinâmicas do mundo pela Newsweek e como melhor ambiente para se empreender pela Fora que o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), elaborado pela Endeavor(filial brasileira da ONG norte-americana) elegeu a cidade como o melhor ambiente para o empreender no país, o que é excelente para o país.

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz serve à cidade. Durante a alta temporada, nos meses de verão,recebe centenas de voos extras, dentre eles de países como Argentina, Chile e Uruguai, e de outras regiões do Brasil. É administrado desde 3 de janeiro de 2018 pela Floripa Airport.
A concessionária é subsidiária da Zurich Airport, empresa responsável pela gestão do Aeroporto de Zurique, Suíça.

Turismo
Para o Turismo, a ilha e um prato cheio! Muitas praias, diversasidade de passeios, um centro histórico super interessante e e está perto de outras cidades com algumas outras atrações bem legais, que é possível conhecer em um ou dois dias, tranquilamente. É um local super popular no verão e que conquista pessoas do mundo inteiro.
As Praias
O que não faltam são praias maravilhosas em Florianópolis, ao todo São mais de 40 e o melhor é que há opções para todos os gostos. Praias muito agitadas, outras mais calminhas, algumas bem populares e outras quase desertas. Então, você com certeza vai encontrar várias que lhe agrade! Entre as mais famosas estão:
A Praia do Pântano Do Sul

A Praia do Pântano do Sul é a praia de pesca de Santa Catarina, com ricas colônias de pescadores. Com boas opções de restaurantes, a praia do Pântano do Sul é especialista em frutos do mar. Além de ter uma enorme beleza natural em volta de toda a região.
Praia da Joaquina

Uma das mais famosas de Florianópolis, é a Praia da Joaquina. Muito bonita, ampla e com um mar de águas cristalinas, rodeado de pedras bem legais para ficar sentado admirando a excelente vista. Além disso, há várias dunas e a possibilidade de alugar uma prancha de sandboard. O mar é um pouco agitado,então fiquem atentos às placas de avisos.
Lagoa da Conceição
Localizada na ilha de Santa Catarina, a Lagoa Da Conceição, um dos cartões postais é um lugar bem tranquilo, a água é adequada para banho e muita gente vai curtir o dia lá, praticando esportes na água ou só relaxando mesmo. Também há vários restaurantes na orla da lagoa e parece um lugar bem agradável para passar um tempinho.
Praia do Campeche

Uma das praias mais frequentadas de Floripa fica na ilha do Campeche! Nem tão vazia e nem tão cheia, é uma praia que agrada os turistas e moradores da região. Chegue cedo para evitar trânsito.
Estando na Praia do Campeche você pode ir conhecer a Ilha do Campeche em um passeio de barco. A pé por aqui, a Via Gastronômica do Campeche, que fica próxima da praia e tem bastante coisas diferentes para comer.
Barra da Lagoa

Para chegar às piscinas naturais da Barra da Lagoa é preciso fazer uma pequena caminhada pela trilha. É um passeio imperdível! O lugar parece uma ilha paradisíaca, carregado de água turquesa rodeado pela natureza que encanta quem experiência. Há passeios de barcos, bares e restaurantes. Perfeito para um bom dia de sol.
Praia do Matadeiro

De um lado está a Praia da Armação, do outro a praia do Matadeiro e atrás esta todo o oceano Atalnticocom sua imensidão. A praia do madeiro é bem popular entre as famílias, possui um mar calmo, gelado e bem azul esverdeado. Há possibilidades de realizar trilhas nas montanhas e de ir ao mirante localizado ao meio das “três partes” da região, que oferece uma vista incrível!
Praia da Armação

A Praia da Armação não é uma praia muito grande, é bem popular e tem muitos barcos ao seu redor. As águas são azuis turquesas puxando pro verde, também é calmo e bem gelado.
Dunas

As Dunas são montanhas de areia formadas pela ação do vento, sendo um dos principais elementos que compõem a paisagem das Praias:
Praia dos Ingleses, Praia da Joaquina, Praia do Pântano do Sul, Praia do Santinho, Praia de Campeche, Praia da Armação, e da Lagoa da Conceição.
Há duas dunas na região. A menor delas, a mais popular, faz fronteira com a Praia do Santinho. A maior ultrapassa os sete quilômetros de extensão, contornando a região do Rio Vermelho e terminando na Praia de Moçambique.

No entanto, são três as formações mais procuradas por turistas. A menor, fica entre as praias de Ingleses e Santinho.

A mais famosa de todas é a que separa a praia da Joaquina da Lagoa da Conceição. Nelas, aliás, nasceu o sandboard, também conhecido como “surf de areia”. Apesar de geógrafos argumentarem que a prática do esporte deteriora os bancos de areia, quem quiser sentir a emoção de descer as dunas em uma prancha pode alugá-la no local.

Nas Dunas dos Ingleses, o esporte é o sandboard, espécie de esqui na areia. Nos dias de sol, é possível alugar pranchas e se divertir à beça!

Finalizando as melhores praias do roteiro, vamos para as partes urbanas;
Ponte Hercílio Luz

Uma das maiores pontes pênseis do mundo, a ponte Hercílio Luz, cartão postal da Cidade, foi inaugurada dia 13 de maio de 1926. Com duas torres de de 75m, a obra foi realizada para consolidar Florianópolis como capital de Santa Catarina. O local oferece belas visitas panorâmicas, excelentes para fot
Centro Comercial de Florianópolis

A 25 de março de Florianópolis! Aqui você encontra de tudo, desde roupas até acessórios tecnológicos. O comércio é gigante, vale a pena visitar.

Largo da Alfândega

O Largo da Alfândega, importante área de patrimônio histórico do Centro da cidade é um ponto de encontro de moradores e turistas. Foi construído na década de 1970. Aqui podemos assistir a shows e passarmos as tardes em banquinhos ao redor do chafariz.
Museu Histórico de Santa Catarina

Localizado ao centro da cidade, o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) foi fundado em 04 de outubro de 1979 sediado no Edifício da Alfândega, em 1986, foi transferido para o Palácio Cruz e Sousa, onde permanece até os dias atuais. Aqui aconteceu diversos eventos complexos que envolveram e marcaram a história da cidade. No acervo pode ser encontradas relíquias que nos ajudam a montar o quebra-cabeça da hitória e rememorar momentos e personagens daquele povo. A ilha é habitada há mais de 5000 mil anos por povos antecessores aos colonizadores espanhóis e açorianos que aqui desbravaram, portanto o local é muito valioso para o patrimonio nacional.
Mercado Público de Florianópolis

O Mercado Público Municipal de Florianópolis é um edifício comercial mais movimentado da Cidade. O prédio é composto por duas alas – norte e sul – separadas por um vão central. No local acontece um variado comércio, principalmente de vestuário, alimentos, utensílios diversos e artesanato. Além disso, é um importante ponto de encontro e lazer da cidade, tanto para moradores quanto para turistas.

Floripa ainda conta com diversos outros museus e outros lugares muito bacana que você pode conhecer. Vale a pena tirar um dia para desfrutar das praias e da cidade. O que se destaca muito na história de Florianópolis, são os diversos tipos de esporte. As práticas na ilha vão de mergulho até sandboard nas dunas.
Esportes
Natação

Na natação,Fernando Scherer, o Xuxa, nadador olimpico, nascido em Florianópolis, conquistou diversas medalhas e recordes mundiais. Deu muita visibilidade mundial a cidade e a natação no estado.
Tênis

No tênis,Gustavo Kuerten, o Guga, nascido em Florianópolis é considerado o maior tenista masculino brasileiro de todos os tempos, tendo chegado a ser o nº1 do mundo no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e por ter vencido três torneios Roland Garros (um dos Grand Slam). Graças a fama de Guga, a cidade se tornou um polo da modalidadie e recebeu diversos torneios, como a Copa Davis e a Fed Cup.
Futebol

Para o Futebol, floripa tem dois times principais. Avaí e Figueirense

Conhecido por “Leão da ilha”,o time Avaí, fundado em 1923,além de ser 16 vezes campeão do campeonato catarinense é também o primeiro time do estado de Santa Catarina a vencer uma das divisões do campeonato brasileiro. Teve jogadores catarinenses que se tornaram grandes referencias do meio como Zenon, Lico, Renato Sá, entre outros
Avaí
Atualmente disputa a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. O Avaí tem seu estádio localizado no bairro Carianos, o estádio Aderbal Ramos da Silva, mais conhecido como Ressacada.
Figueirense

Fundado em 1921, o Figueirence também é conhecido como “O Furacão do Estreito, conquistou 18 vezes o título estadual, sendo o mais recente o de 2018, o que faz dele o maior vencedor do Campeonato Catarinense. Em 2007, tornou-se o primeiro clube da capital a chegar a uma final nacional, sendo vice-campeão da Copa do Brasil.
Atualmente o clube faz parte da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, tendo também alternado entre a Série A e a Série B desde 2009, sendo que no período de 2002 a 2008 esteve consecutivamente na Série A, o que nenhum outro clube catarinense jamais conseguiu.
O Figueirense tem seu estádio localizado no bairro Estreito, parte continental da cidade, o Estádio Orlando Scarpelli.
Mergulho

Como a cidade é principalmente localizada em uma ilha cercada de outras pequenas ilhas, é uma de suas atrações como atividades esportivas o mergulho livre e autônomo. As localidades mais frequentadas para este esporte são a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e a ilha do Campeche.
Surfe

Para o surfe também é bastante popular entre profissionais e amadores da ilha. Com centenas de praias com ondas perfeitas e um clima equilibrado a cidade recebeu diversas competições da modalidade, incluindo etapas do Circuito Mundial Masculino de Surfe(WQS), a primeira divisão do surfe masculino, em 1986, 1987 e 1989, na Joaquina. Além deles, Adriano de Souza, o Mineirinho, campeão mundial do WCT em 2018, é morador da cidade desde 2010.
Skate
Florianópolis também ganhou destaque no skate, com Pedro Barros, multi medalhista nos X Games na modalidade skatepark, e Isadora Pacheco, campeã nacional da mesma modalidade.

A pista de skate na Costeira do Pirajubaé é a maior do Sul do Brasil e recebe uma das etapas do circuito nacional.

Realmente com tantos atrativos turisticos maravilhosos numa só ilha, da vontade ficar pra sempre!
A ilha encantada está no seu aguardo para realizar as suas maiores aventuras.













